Quando converso com as pessoas que buscam o Coaching, algumas perguntas são frequentes (processo, tempo, investimento, resultados…). Em quase 10 anos de atuação, notei que outras perguntas também se repetem e compartilho com você como respondo a estas dúvidas para que possamos ampliar o conhecimento sobre o Coaching e se você, leitor também atuar como COACH, para trocas de ideias!

Você identificará o meu perfil e falará exatamente para o que eu sirvo? 

Não! O Coaching ampliará a sua visão sobre seu perfil, seus pontos fortes e a desenvolver, sua forma de funcionar, o que você valoriza e o que não deseja mais para seu momento de vida/ carreira entre vários outros pontos.

É muito comum eu ouvir dos clientes que seus valores e necessidades ficaram mais claros e por isso, suas escolhas foram mais consistentes.

Ampliar a visão do cliente quanto as suas novas possibilidades de carreira, faz parte do processo.

No entanto, o Coach não fará um diagnóstico a seu respeito, direcionando ou escolhendo por você qual seria o curso ideal, a empresa ou o cargo perfeito para você.

OBS: No Coaching de Carreira (onde esta pergunta é comum), ainda busco deixar claro a diferença com outros processos, como orientação vocacional e outplacement.

Durante as reuniões, quais serão as técnicas e testes que você aplicará? 

O Coach quando faz a formação específica aprende muitas técnicas, ferramentas e muitos também complementam sua formação com outras que habilitam o uso de testes e assessments.

No entanto, vale ressaltar que a reunião não tem uma obrigatoriedade de usar ferramentas e/ ou testes. O processo é estruturado, tem começo, meio e fim. A forma como a reunião será conduzida dependerá muito do que o coachee precisará para atingir o seu objetivo naquela reunião. Perguntas serão feitas para possibilitar esta ampliação.

OBS: Durante as supervisões que recebo (acredito fortemente que o coach cresce muito neste processo) está sempre presente a importância do estar conectado ao seu coachee para que a qualidade de relacionamento seja o mais importante.

Você contará tudo o que falarmos nas reuniões para os meus pais? (preocupação de muitos jovens)  

Existe a confidencialidade do processo e seus pais não terão acesso a todo conteúdo da nossa conversa. As informações que eles receberão (além do que você compartilhar) será o seu envolvimento no processo, sua frequência nas reuniões e objetivo do contrato de Coaching.

OBS: Esta pergunta ocorre também quando a empresa contrata o processo e o profissional que participará quer entender claramente quais informações serão passadas ao RH e gestor.

Aprecio falar sobre o nosso Código de Ética e os papéis no relacionamento de Coaching (cliente e o responsável), definidos pela International Coach Federation da seguinte forma:

  • Cliente: O “cliente” é a pessoa ou são as pessoas que estão passando pelo processo de coaching.
  • Responsável: O “responsável” é a entidade (incluindo representantes) que paga e/ou contrata a prestação de serviços de coaching.

Espero que me ajude a traçar estratégias, mostre os meus erros e ensine algumas técnicas de liderança, como você fará isso? 

Não tenho dúvidas que a cada reunião você perceberá o que funciona ou não neste momento, em sua liderança! Perceberá os comportamentos que tem limitado o seu papel de líder e principalmente como poderá ter resultados superiores com sua equipe, desenvolvendo suas competências. O processo de Coaching não envolve Mentoria em Liderança. (Um mentor é um especialista que fornece sabedoria e orientação com base em sua própria experiência. Mentoring pode incluir assessoria, aconselhamento e coaching. O processo de Coaching não inclui assessoria ou aconselhamento; ao invés disso, concentra-se em ajudar indivíduos ou grupos a alcançar seus próprios objetivos. Fonte: www.icf-sp.org).

Para você que leu este artigo fica o convite para compartilhar comigo:

  • Qual é a sua pergunta sobre Coaching?
  • Colega COACH, quais são as perguntas mais frequentes dos interessados em Coaching, que gostaria de compartilhar?

Até breve!

Autora: Geórgia Villas Bôas