Pesquisando sobre o termo “desafio”, deparei-me com uma explicação um tanto filosófica, mas que mudou minha maneira de encarar meus desafios. Assim, convido você a filosofar comigo.

Iniciaremos com o que a maioria das pessoas pensa sobre o termo desafio: um obstáculo a ser superado, um jogo, uma peleja, uma disputa ou até mesmo uma batalha.

Contudo, quando pensamos a respeito da raiz da palavra desafio, que tem sua origem no latim disfidare, que, por sua vez, é proveniente da junção de duas outras palavras: dis = afastamento + fides = fé, descobrimos que ela assume o sentido de “afastamento da fé”.

Deste modo, é necessário entendermos um pouco sobre fé, porém sem nenhum proselitismo religioso. Apalavra “fé” tem sua origem no latim fides que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. É uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança.

Assim, atrevo-me a concluir que: desafio = afastamento daquilo que cremos.

Tomemos como exemplo um motorista que realiza uma curva a 50 km/h. Quando ele é desafiado a tentar realizar a mesma curva com o mesmo carro, a 60 km/h, será necessário que ele se distancie daquilo que ele faz e acredita. Mas, quando ele conseguir fazer a curva a 60 km/h e tentar, numa próxima vez, fazê-la a 70 km/h, isso acontece novamente, o que pode significar que sempre que nos desafiamos a fazer coisas novas passamos por um processo no qual precisamos nos distanciar daquilo que acreditamos para nos aproximarmos de algo novo, ou de uma nova crença.

Quando penso desta forma, percebo que muitas pessoas não enfrentam seus desafios por conta de suas crenças. Mas até que ponto o desafio é o combustível ou o empecilho das nossas vidas? Só teremos essa resposta quando começarmos a usar as palavras “porque” e “quem” em nossas perguntas.

Um coach é um profissional especializado e pode apoiar você nos desafios, fazendo perguntas que não fazemos para nós mesmos, para que possamos encontrar nossas próprias respostas, desvendando um novo olhar sobre nossas crenças e nossos desafios.

Autor: Paulo Teixeira