Neste artigo compartilho 10 lições valiosas que tive com Michael Jordan em seu livro “Nunca deixe de tentar”.

  1. Como atingir a excelência? “Existe um jeito certo de fazer as coisas. Domine os fundamentos e seu desempenho será crescente”. Essa é uma lição simples e poderosa de como podemos incrementar nossa performance em diferentes áreas de realização.
  2. O que é sucesso? “Sucesso é a paz de espírito que vem da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro do seu potencial”, citando John Wooden, treinador de basquete.
  3. Qual o principal objetivo de um campeão? Meu principal objetivo era me tornar o melhor Michael Jordan, passo a passo. Sempre procurei estabelecer metas e, ao olhar para trás, pude ver como cada passos me levou a etapa seguinte.”
  4. O que é importante para atingir metas? Devemos ter em mente que há um “preço a ser pago”, um longo caminho a ser percorrido.
  5. Qual a principal característica dos campeões? “A habilidade de manter o FOCO – capacidade de trabalhar duro na busca dos objetivos, sabendo enfrentar as adversidades.”
  6. O que é humildade e qual sua importância? “Aprendi que um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, quando o está ajudando a se levantar”, citando o escritor Gabriel Garcia Márquez.
  7. O que é o medo e como neutralizá-lo? “Não fico pensando nas consequências de errar porque quando pensamos nas consequências, imaginamos um resultado negativo. O medo é uma ilusão.”
  8. Qual a técnica para alcançar metas? “A todo instante eu procurava visualizar aonde queria chegar, que tipo de jogador queria me tornar e manter o FOCO nessa direção.”
  9. Qual a técnica para construir autoconfiança? “À medida que alcançava minhas metas, os resultados iam se somando e eu ganhava confiança a cada conquista.
  10. O que fazer para ganhar? “Ser fiel ao talento que Deus nos deu, procurar aprimorar a nossa arte, nos comprometer em fazer sempre o melhor e ajudar nosso time a brilhar.”

Valeu? Até nosso próximo encontro!!!

Autora: Suzy Fleury