(Especial para Jovens)

“Quero ser feliz com minha escolha”!
“Quero ter mais certeza do que tenho hoje sobre o que desejo fazer”!
“Quero ser bem sucedido na minha carreira”!

As frases destacadas são citadas com frequência por jovens que estão decidindo seus primeiros passos de carreira.

O Coaching contribui muito com os jovens principalmente quando precisam escolher qual curso seguir ou ainda descobrir quais são as suas possibilidades de carreira.

Quando a decisão é voltada a definir qual formação/cursos escolher, normalmente os pais procuram a Orientação Vocacional e as escolas contribuem realizando eventos e levando profissionais para falarem das diferentes carreiras. No entanto, poucos conhecem como o COACHING DE CARREIRA pode contribuir com o jovem neste momento tão importante.

“O COACHING DE CARREIRA INVESTIGA, ORIENTA, CONSCIENTIZA, ESCLARECE E CONSTRÓI DIREÇÕES SEGURAS E TOTALMENTE ALINHADAS COM OS VALORES E PROPÓSITOS DO CLIENTE, NO QUE SE REFERE AOS MELHORES RUMOS A SEREM TOMADOS NA DIREÇÃO DE REALIZAÇÃO DOS SEUS OBJETIVOS PRINCIPAIS”

Fatima Abate, Vice Presidente – ICI

 

O QUE O JOVEM GANHA COM ESTE PROCESSO?

As influências podem dificultar a escolha do jovem (carreiras de pessoas próximas, amigos, mídia, suas crenças quanto ao mercado de trabalho, a busca por bons salários, ter qualidade de vida, reconhecimento, status, benefícios).

Ter um trabalho desenvolvido exclusivamente para o jovem por um profissional qualificado e imparcial gera uma decisão mais consciente. Relaciono aqui, alguns dos benefícios que o jovem terá com o trabalho.

  • Conhecer seus talentos e pontos a desenvolver;
  • Entender seus valores e a importância destes para tomada de decisão;
  • Listar suas possibilidades de cursos/carreira de forma objetiva;
  • Explorar suas motivações;
  • Perceber como ser protagonista na busca de seus objetivos;
  • Ampliar seus dados selecionados;
  • Estruturar após sua escolha o seu plano de ação.

ANTES DE CONTRATAR…

Geralmente são os pais que buscam este trabalho mais personalizado para seus filhos. Antes de contratar deve ser levado em conta:

  • Conversar com o jovem e verificar seu interesse em realizar o processo,
  • Marcar uma conversa entre ele e o coach escolhido para que possa clarificar todas as suas dúvidas e alinhar as expectativas,
  • É recomendável que o jovem converse com outras pessoas que passaram pelo Coaching de Carreira!

Na próxima vez que você ouvir de um jovem o quanto ele está “perdido” referente a sua carreira, conte para ele que existe o Coaching para Jovens!

Autora: Geórgia Villas Bôas