“Se você não sabe ao certo para onde vai, qualquer caminho servirá”, diz a sabedoria popular.

Se analisarmos o cenário em que vivemos, repleto de constantes mudanças e transformações, podemos entender por que é tão difícil ter e, principalmente, manter o foco no que realmente importa, seja no âmbito pessoal ou profissional de nossas vidas.

Uma das contribuições mais gratificantes em um processo de coaching é ajudar os executivos a resgatar o foco perdido, no meio dessa constante pressão quase que diária por resultados. São várias as perguntas que precisam ser internamente respondidas para que haja uma maior clareza dos seus papeis e responsabilidades e, principalmente do que os tornam satisfeitos e mais felizes.

Mas, afinal, foco é uma competência que pode ser desenvolvida?

Muitas vezes nos deparamos com pessoas, que mesmo em ambientes caóticos conseguem a proeza de não perder a auto orientação e manter o foco para seguir adiante. O que as diferencia de outras pessoas? O que elas fazem diferente?

A resposta parece sempre recair na “habilidade de não perder o foco”, e assim sentir segurança para fazer a escolha do caminho certo a trilhar.

Pois bem, o que significa ter FOCO?

Pessoas que têm foco possuem uma alta clareza sobre:

  1. seu propósito de vida, ou seja, a razão da sua existência;
  2. seus valores inegociáveis, cujos pilares sustentam o seu propósito;
  3. sua visão de futuro, nas áreas pessoal, familiar e profissional.

Portanto, podemos concluir que a equação do Foco é: Propósito + Valores + Visão ( PVV)

Essas são as três perguntas que precisamos responder, ou corremos o risco de andar em círculos em nossas vidas com a sensação de não ter realizado nada.

Foco nos dá energia e esperança de realizações, ingredientes fundamentais para termos uma vida plena.

Não ter clareza do foco parece ser a causa de muitas inseguranças nos processos decisórios dos executivos, mas em realidade, a falta de foco é a consequência da não definição do propósito, dos valores e da visão de futuro em suas vidas.  Nesse contexto o processo de coaching, certamente poderá ajudá-los a trabalhar nessa complexa equação essencial para atingir uma felicidade sustentável.

Autora: Cris Ortiz Camargo