Está se tornando cada vez mais comum empresas certificadoras de coaching também disponibilizarem ferramentas de assessment, ou ao menos sensibilizar os futuros coaches a respeito da importância destas ferramentas na prática do coaching.
As ferramentas de assessment são de grande utilidade para os coaches, uma vez que estes instrumentos levantam dados a respeito do coachee que irão contribuir muito durante toda a jornada do coaching. Esta contribuição pode começar com um maior conhecimento do coachee pelo coach, passando por uma busca de congruência entre o que o coachee deseja e quem ele é, até a utilização das informações do instrumento para o desenvolvimento em alguns específicos aspectos que são necessários para o coachee atingir os objetivos desejados.
Instrumentos de análise de perfil sempre devem ser vistos como um meio e não um fim. Trata-se apenas de uma fonte de informação adicional a serviço do coach.
No intuito de contribuir para um melhor uso de ferramentas de assessment em projetos de coaching, seguem abaixo dez dicas sobre como utilizar ferramentas de assessment.
- Comece com um Assessment Education.
- Use as ferramentas de assessment antes do início das sessões de coaching, estas informações podem inclusive ser usadas no planejamento das sessões.
- A pessoa não é um gráfico, o gráfico é parte da pessoa.
- Uma ferramenta de assessment é para ajudar, e não limitar uma pessoa.
- Cuidado para não simpatizar com uma pessoa apenas por ela ter um gráfico semelhante ao seu e antipatizar em razão de o gráfico ser diferente do seu.
- Quem deve confirmar a veracidade do relatório é quem preencheu.
- Cada cargo em uma empresa demanda um perfil específico, que sofrerá influência do tamanho da empresa, estratégia, posicionamento de marca, perfil dos liderados, pares e superior imediato, além do tipo de produto e clientes.
- Não se deve subestimar ou superestimar uma pessoa apenas em razão de um gráfico.
- Lembre-se de que uma ferramenta de assessment nunca traz todas as respostas, pode ser necessário outras ferramentas e também pesquisar a educação, experiência profissional, experiência de vida, maturidade e outras importantes variáveis.
- Por trás de um gráfico há sentimentos, emoções, frustrações, necessidades e sonhos.
As ferramentas de assessment estão no mercado para ajudar, lembre-se de que, sem avaliar, é difícil evoluir!
Autor: Alexandre Ribas